Food experience: O que é e para que serve?

Diversos fatores influenciam na forma como o consumidor percebe um ambiente para fazer uma refeição, assuntos tais como: aromas, visual, mobiliário, atendimento, entre outros. Essas percepções, tanto sensoriais quanto degustativas, é o que define o conceito de food experience, que vai muito além do sabor da comida.

É a experiência do consumidor e como ele se relaciona com seu bar, restaurante ou praça gastronômica é o que vai dar a percepção positiva ou negativa de todo o seu estabelecimento.

Quer entender melhor o que é food experience e por qual motivo entender esse conceito é essencial para o seu negócio? Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre o assunto.

Certo, mas o que é esse tal de food experience?

Basicamente, é o conjunto de todas as sensações que o cliente tem durante as interações com a marca do seu bar, restaurante ou praça gastronômica. Isso quer dizer que esses sentimentos podem ser despertados antes mesmo das pessoas chegarem ao local.

Desde as ações de marketing na internet, os check-ins e as fotos que os amigos compartilham nas redes sociais, estruturação do cardápio e até mesmo o posicionamento que a empresa assume em respeito à sustentabilidade, podem influenciar na forma como o cliente percebe o seu estabelecimento.

Portanto, o food experience vai além de comida boa e bom preço. Esse conceito está ligado ao valor da marca, atrair e fidelizar mais clientes e elevar o faturamento do seu negócio.

Mas o que compõe a experiência do cliente?

A experiência do cliente no bar, restaurante ou praça gastronômica engloba alimentos de qualidade, empratamento, cheiros, sons, decoração e atendimento otimizado. Cada detalhe conta para que o consumidor, colecione mais uma boa memória daquela refeição e de todo o contexto em que ela está envolvida, e queira voltar por mais vezes.

Veja, a seguir, quais são os principais fatores que formam o food experience e algumas dicas para aplicar no seu estabelecimento.

Alimentos de qualidade

Talvez esse seja o mais óbvio, mas vale lembrar que é importante investir em ingredientes frescos e de qualidade para o preparo das refeições. Além disso, é necessário ter atenção na harmonização com as bebidas. O drink certo ajuda a aguçar o paladar e deixar a comida ainda mais saborosa. Os pratos precisam ter sabores equilibrados, texturas agradáveis e serem servidos na temperatura ideal. 

Apresentação dos pratos

A forma como a comida é disposta no prato influencia na percepção de sabor. É isso que mostrou uma pesquisa realizada pelo departamento de psicologia experimental da Universidade de Oxford –  “The perfect meal: the multisensory science of food and dining” — em português, “A refeição perfeita: a ciência multissensorial de alimentos e refeições”.

Isso acontece porque o cérebro cria expectativas, em relação ao gosto da comida, e isso influência a percepção. Por isso que sempre recomendamos que se use boas fotografias nos cardápios. O visual é um fator importante no food experience. Além disso, a composição do prato ajuda a melhorar a assimilação de sabores. 

Aromas do Ambiente

Assim como o visual interfere na assimilação do sabor, o cheiro do ambiente não é diferente. Já reparou no cheirinho de café que passa uma sensação de conforto, em certas cafeterias? Alguns espaços o melhor mesmo, pode ser neutralizar os aromas do ambiente para que o consumidor possa sentir o cheiro da própria comida e memorizá-la.

Sons acolhedores

Bares, restaurantes ou praças gastronômicas precisam de um bom tratamento acústico para minimizar a reverberação de sons indesejados.

As músicas tocadas no ambiente ainda precisam ser acolhedoras para transportar o cliente a outro universo. No entanto, a escolha de repertório depende do perfil de público e do estilo do negócio. Lembre-se de que as pessoas querem poder se ouvir enquanto curtem a experiência no seu estabelecimento, mas ainda apreciar a música ao fundo.

Decoração reconfortante

A decoração e estilo do lugar é responsável por proporcionar bem-estar e segurança aos consumidores. As cores das paredes, as texturas, as plantas ornamentais, os acessórios decorativos e a iluminação contribuem para o local ficar mais aconchegante. Isso deixa o momento da refeição mais prazeroso e especial.

As mobilias também são itens importantes, pois elas ajudam a reforça a identidade do espaço e ser identificado pelas pessoas, mais facilmente. Assim como transpor comodidade postural ao consumidor para que eles consigam aproveitar a refeição confortávelmente.

Além disso, a mobília precisa ter as dimensões certas e devem ser dispostas pelo salão de maneira estratégica para não atrapalhar a circulação de clientes e garçons. Também é preciso lembrar das pessoas portadoras de alguma deficiencia, como cadeirantes. Caso seu estabelecimento seja para um público mais familliar, lembre-se da cadeirinha infantil.

Atendimento de excelência

O atendimento é a ponte para o acesso a tudo que você tem a disposição. É o serviço responsável por fazer o cliente se sentir acolhido e especial desde o primeiro contato com a sua marca.  Aliás, a qualidade do atendimento é um dos principais motivos de insatisfação entre os clientes.

Sendo assim, todos os colaboradores que atuam na linha de frente do restaurante precisam ser ágeis e tratar o cliente com cordialidade. Isso deixa o ambiente mais leve e permite que os consumidores curtam a comida com tranquilidade. Um Cardápio Digital ainda aprimora esse atendimento, guiando o cliente antes mesmo dele sentar à mesa.

Além disso, os clientes valorizam quando os garçons são atenciosos, proativos, recomendam refeições, explicam com clareza os pratos, anotam e entregam o pedido corretamente.

Conclusão!

O food experience diz respeito à experiência do cliente no seu bares, restaurante ou praça gastronômica. A percepção que o consumidor tem da comida muda de acordo com às memórias afetivas— sejam elas positivas ou não — acumuladas durante as interações com a marca e tudo que a ela está relacionado. Portanto, é essencial cuidar de cada detalhe e trabalhar sempre para melhorar a experiência do cliente. Assim, você consegue atrair mais consumidores e fidelizá-los. Com os cardápios da Notato Digital, você otimiza a experiência de atendimento e fortalece a sua marca, entra no nosso site e dá uma olhada nas nossas vantagens.