Os cardápios digitais surgiram muito antes da pandemia. O autoatendimento para consumo no salão já era crescente com o advento de totens e a popularização dos tablets. Durante a pandemia a demanda pelo atendimento sem contato, trouxe esses sistemas para dentro do celular do consumidor.
A ideia de realizar pedidos sem ter que manipular um cardápio de papel trouxe segurança e agilidade, entretanto, a vacina chegou (para o bem de todos nós), as máscaras não são mais obrigatórias na maior parte do mundo. Será que os QR Codes ainda são necessários? Será que seus consumidores vão continuar adotando essa tecnologia ou vão preferir o antigo cardápio de papel?!? As respostas são simples: São extremamente necessários, porém nem todos os seus consumidores vão preferi-lo!
Como assim??? Explico: lembra daquela época em que surgiram as câmeras digitais e você ainda ouvia aquele primo dizendo que “bom mesmo era a foto revelada de filme”. E os livros digitais? Neste quesito, muitas pessoas relatam dificuldade em aderir aos livros digitais e preferem ter a experiência de sentir o papel, o cheiro, mas mesmo assim somente em 2020 o consumo de e-books cresceu em 83% no Brasil, e muitas pessoas adotaram livros digitais em 100% dos seus exemplares. Então eu te pergunto, mesmo que você não seja adepto do livro digital, se você fosse um escritor, publicaria uma versão digital do seus livros?
Toda tecnologia que surge precisa de um tempo para que as pessoas se adaptem a ela, sobretudo trazem benefícios que o mundo físico possui!
O Brasileiro e o Cardápio Digital
Em janeiro deste ano, uma pesquisa realizada pela FISPAL em conjunto com a FGV Jr., entrevistou 800 brasileiros de todas as regiões do país, com diferentes idades, gêneros e classes sociais e revelou que 47% dos entrevistados preferem utilizar cardápios digitais, principalmente por conta da higiene e praticidade, ainda 32% dos consumidores brasileiros não tem preferência em relação ao formato do cardápio e outros 21% preferem cardápios físicos.
Vantagens do cardápio digital
Os adeptos gostam porque ele traz uma série de benefícios que o cardápio físico não tem:
- É sustentável pela economia de papel e outros materiais;
- Está sempre atualizado. Quando falta um produto ou aumenta seu custo, não é necessário imprimir vários exemplares (lembre-se da alta da inflação);
- Agiliza o atendimento, evitando que o consumidor fique esperando. Chegou no restaurante, acessou os pratos no mesmo momento;
- Reduz o número de erros nos pedidos. O consumidor está checando o que está pedindo na própria tela do celular;
- Permite ao cliente buscar pratos e filtrar itens conforme suas preferências;
- Ilustração dos pratos com fotos desperta maior interesse. O famoso “comer com os olhos”;
- Determina o perfil de consumo dos seus clientes.
Cuidados com a escolha do seu sistema
A experiência do consumidor no seu restaurante precisa ser única. Assim cada vez mais os seus clientes estarão seguros e interessados nas inovações. Você deve se preocupar com algumas características ao escolher o seu sistema:
- O sistema não pode ser lento: se for para esperar por uma tela em branco carregando, mais vale esperar pelo garçom;
- O acesso precisa ser simples e sem barreiras: o consumidor já está ali no seu restaurante, se o sistema for de difícil acesso, exigindo que o cliente realize cadastro ou baixe aplicativo, existe uma grande chance de que ele prefira chamar o garçom;
- O sistema precisa ser fácil e intuitivo. Nada é pior do que fazer seu cliente usar um sistema confuso e que exija muito dele, afinal ele quer comer, beber e relaxar.
Nosso sistema resolve todos esses problemas! Já imaginou oferecer ao seus clientes um cardápio com a identidade visual do seu restaurante, de fácil acesso e sem barreiras, que utiliza a infraestrutura de nuvem mais abrangente, segura e confiável do mundo? Nós temos isso e muito mais na nossa plataforma! Ofereça uma opção inovadora aos seus clientes.
Não deixe de ter uma cópia do seu cardápio físico (nós mesmos podemos imprimir pra você uma versão). Você não precisa simplesmente deixar de atender a todos os gostos substituindo o físico pelo digital. O ideal é diversificar seus canais de atendimento, trazendo mais agilidade e otimizando o atendimento do seu foodservice.