Food Service: tendências e tecnologias

O comportamento das pessoas mudou, seus hábitos de consumo estão cada vez mais acelerados, assim como o aumento pela busca por maior praticidade no dia a dia. Com isso, o mercado de food service vem apresentando um crescimento recorde desde antes de 2020, quando tivemos que mudar muitas outras questões nas nossas rotinas. 

Em suma, tanto durante a pandemia quanto antes, e ainda agora em 2022, o food service têm se adaptado e cresce cada vez mais. Surgem as dark kitchens, cozinhas especializadas em entregas, e os centros de delivery. Além de novos ambientes multi operações, que disponibilizam  várias opções de Cardápios em um mesmo espaço, os food halls ou praças gastronômicas mais requintadas.

Ao mesmo tempo, o uso  natural dos dispositivos móveis na rotina da maioria dos brasileiros, que permite estar conectado a todo o momento, tornou-se um item indispensável. Quem já não se sentiu perdido sem um celular na mão?

A  explosão da Covid-19 trouxe, além de uma nova rotina para as pessoas, um processo de digitalização massivo para as empresas, a fim de que se adequassem ao “novo normal”. Sendo assim, uma Tranformação Digital no seu bar, restaurante ou praça gastronômica, se tornou  invetitável.  Com o acesso a  Cardápios Digitais que permitem fazer um Pedido Online por  delivery, no caminho para o restaurante, o famoso take-away ou de dentro do salão.

O que é o mercado de food service?

Food Service engloba todo o segmento de alimentação fora do lar, incluindo dark kitchens, lanchonetes e restaurantes

A palavra em inglês Food Service  é um conjunto de serviços que atua com a alimentação fora do lar (AFL), e pode ser traduzido como serviços de alimentação. Estes serviços que vão desde a preparação até a entrega dos mais variados tipos de refeições, como fast food, comida saudável, lanches, bebidas e outros. São ofertados por todas as empresas que prestam serviços alimentícios diretamente ao consumidor final, isso  incluem bistrôs, padarias, cantinas, food trucks, food halls, bares, restaurantes Praças Gastronômicas e uma enorme variedade de outros estabelecimentos do gênero. 

O comportamento do consumidor mudou!

De acordo com Sergio Molinari, fundador da Food Consulting e especialista na Cadeia de Valor da Indústria de Alimentos, em uma pesquisa feita entre a última semana de novembro e o início de dezembro de 2021, com consumidores do Estado de São Paulo, para compreender aspectos de seu consumo no Food Service – presencialmente ou pelo delivery:

63% das pessoas consomem presencialmente menos vezes do que antes da pandemia, com ticket médio maior. 

O consumidor está  mais exigente, e em busca por experiências mais práticas ao pedir uma refeição.

Por outro lado, ocasiões no final de semana, como Lanches e Jantares assumem a 2ª posição como mais frequentes (30% e 27%), evidenciando a valorização do consumo de lazer e confraternização.

No consumo presencial , quatro segmentos de estabelecimentos figuram entre os mais frequentes: 

  • Self-service – 27% 
  • Fast-food – 21%
  • Hamburguerias – 20% 
  • Orientais – 20%

Nesta mesma pesquisa, foram detectados dois fatores tidos como muito importantes para a experiência de consumo presencial: 

  • 68% dos consumidores mencionaram a Limpeza e Conservação
  • 66% dos consumidores citam o Preço Justo, relacionado ao custo benefício

Sergio Molinari ainda conclui que os principais fatores que constroem a experiência de consumo mencionados, 4 tivereram maior destaque por 38% e 43% das pessoas:

  • Atendimento gentil e cordial
  • Medidas de segurança x Covid-19
  • Sabor e aroma dos alimentos servidos
  • Atendimento rápido e eficiente

Frente a essa transformação na dinâmica de funcionamento dos negócios, e exigencia dos consumidores, a adaptação contou com muito apoio da tecnologia para garantir a sobrevivência durante esses anos de pandêmia. Assim, até mesmo a relação dos estabelecimentos com seus fornecedores viu o impacto da digitalização.

Muitos distribuidores adotaram Vitrines Virtuais, que são como Cradápios Digitais ou Catálogos Digitais, bem como assumiram toda a logística para criar meios diferenciados de abastecer bares e restaurantes. Assim como faz nosso parceiro da OneDoor, que ajuda na integração logística e organizão, usando nosso serviço de Cardápios Digitais.O uso da tecnologia promoveu a conectividade e a digitalização dos negócios de food service, e foi potencializado pelos serviços de delivery, plataformas de pedidos on-line e gestão baseada em dados.

E as tendências do mercado de food service?

Está claro que as tendências estão diretamente relacionadas as tecnologias, como aplicativos de delivery ou Sistemas para Restaurantes, muitas inovações utilizadas durante a pandemia permanecerão no mercado o food service. Principalmente aquelas relacionadas a otimização do trabalho das empresas e da experiência do cliente. Como você pode experimentar através da Notato Digital e incluir no seu bar, restaurante ou parque gastronômico. Vamos a algumas delas:

Dark Kitchen

Traduzido como ‘cozinha fantasma’, são restaurantes e bares que não têm um ponto comercial com mesas, cadeiras e atendentes. Geralmente recebem o pedido, fazem a entrega ou servem como take-away.

Esse modelo de serviço, que na pré-pândemia já existia, cresceu com a ascensão dos aplicativos de delivery e Cardápios Digitais via QR-code. Aliás, esse é um formato de venda que tende a ficar, principalmente em reflexo às mudanças nos hábitos de consumo das pessoas e à evolução digital. É também uma ótima opção para muitos empreendedores que querem entrar no mercado de Food Service mas não têm capital suficiente para manter um ponto tradicional.

Vale lembrar que essas ghost kitchen, como também é chamado, só é possível e sustentável com tecnologia e conectividade. Um exemplo dissotemos às soluções cloud, como o sistema para restaurantes da Notato Digital, que suportam ferramentas de gestão e logística de forma escalável, rápida, segura e acessível.

Serviços de delivery impactam o mercado food service

Segundo uma comparação em pesquisa feita pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes),em 2020, há mais estabelecimentos considerando trabalhar com delivery e com self-service após o fim da pandemia. No ano passado 81% dos estabelecimentos consideravam trabalhar com delivery no fim da epidemia, hoje o número chega a 90%.

Mesmo antes da crise sanitária, as entregas vinham avançando com a transformação digital dos escritórios e dos lares dos consumidores. O delivery segue forte, outra pesquisa recente relativa ao delivery, realizada pela Galunion Consultoria em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e Instituto Foodservice Brasil (IFB), apontou que 85% pretendem manter este canal de vendas mesmo com a retomada do atendimento presencial.

Percebendo que essa seria a nova tendência para seus modelos de negócios, muitas empresas começaram a olhar para o futuro e rever seus processos. Mas existe um porém, para adotar o serviço de delivery, é preciso se adaptar, pensar tanto na produção quanto na administração. Desde o cardápio até as embalagens precisam ser pensados na experiência do consumidor.

Na gestão, por sua vez, o ideal é apostar em recursos digitais para suportar os pedidos, controlar a demanda dos entregadores e o relacionamento com o cliente. E, nesse quesito, soluções que atuam na frota comercial das empresas podem ajudar.

Opções vegetarianas, veganas e sem glúten

O comportamento do consumidor alterou até mesmo o que ele gosta de consumir, outra tendência para o mercado de food service são os cardápios especiais para clientes com restrições, como vegetarianos, veganos e celíacos. O mercado da alimentação já levanta olhares  para essa comunidade que não consome carne, ou nenhum tipo de alimento de origem animal ou farináceos brancos.

Percebendo as dificuldades desse público em buscar suas refeições, os negócios passaram a implementar essas opções de comida nos cardápios e está dando muito certo. Inclusive é um dos recursos que estamos desenvolvendo na experiência de uso dos Cardápios Notato, com opções de filtro por categoria das refeições. Por isso é legal nos acompanhar, lembra de seguir nosso perfil @notatodigital lá no instagram. 

Como conseuencia desse comportamento grandes redes de fast food tem incluído hambúrgueres vegetarianos e veganos em seus cardápios. Além das novas carnes vegetais que estão movimentando o mercado.

Gestão data driven

Data driven é um termo inglês que diz respeito a uma cultura organizacional orientada por dados. Assim, todas as decisões são baseadas em questões quantitativas e qualitativas. Assim, o uso da tecnologia para captar, tratar e armazenar dados e informações sobre os clientes, vem permitindo estratégias mais acertadas, principalmente na otimização da experiência de atendimento para a tomada de decisões, que são escaláveis baseadas em suposições e padrões já não é o suficiente para se sobressair. Diante disso, as empresas vêm investindo em ferramentas que usam as informações a seu favor. A seguir alguns exemplos de insumos gerados que podem ser usados ao seu favor:

  • Tempo médio de espera para o atendimento;
  • Tempo médio de espera para a entrega (delivery);
  • Aceitação do cardápio;
  • Reclamações;
  • Elogios;
  • Preferências de consumo

Quais tecnologias usar no food service?

No geral, as crises costumam incentivar uma grande necessidade de inovação, uma vez que é necessário otimizar e reinventar processos. Durante os períodos mais intensos da Covid-19 no Brasil e no mundo, percebeu-se um aumento no uso de tecnologias que romperam os padrões, modelos ou projetos já estabelecidos no mercado Food Service, na digitalização dos negócios e na inteligência artificial.

Mas, afinal, quais tecnologias favorecem o food service?

Cloud Computing

Na tradução literal, computação em nuvem, é uma tecnologia usada para armazenar e suportar dados e operações nos negócios que ficam em servidores remotos de grandes empresas. As soluções em cloud garante a produtividade e operações a distância, já que pode ser acessada de qualquer lugar desde que tenha conexão com a internet, além de ajudar a sua empresa a se adaptar às atuais mudanças e novos hábitos de consumo dos seus clientes.

A  inovação do cloud computing está presente nas ferramentas de colaboração e produtividade, no funcionamento de aplicativos e plataformas, em soluções de videoconferência e até mesmo em Cardápios Digitais, como o Sistema para Restaurantes da Notato Digital.

São muitos  os exemplos do quão vesátil é essa solução, na nuvem, seu negócio paga apenas pela infraestrutura que realmente utilizar, além do volume contratado ser facilmente alterável, conforme as necessidades do momento.

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Wi-Fi social

O Wi-Fi Social é uma tecnologia que usa a IoT (Internet das Coisas) e é utilizada tanto para a satisfação do cliente, que permanece conectado, quanto para as suas estratégias de vendas e negociação. 

Quando você oferece esse tipo de conexão no seu estabelecimento, você ganha a oportunidade de capturar dados e estatísticas dos seus clientes e visitantes, tais como:

  • Informações de cadastro (nome, idade, gênero, CPF);
  • Horários de mais acesso;
  • Tempo médio de conexão;
  • Tipos de dispositivos;
  • Idade dos usuários

Com esses dados, além de poder empregar em sistemas de relação com o cliente ou CRM, e na tomada de decisões estratégicas, além de permitir interagir com os clientes conectados e facilitar o acesso a Cardápios Digitais.

Na tela de login, quando o usuário tenta se conectar, é possível oferecer promoções e cupons exclusivos, divulgar peças publicitárias, bem como outros canais de comunicação do negócio, e até fazer pesquisas de satisfação.

Análise de perfil do público-alvo no mercado food service

A gestão centrada no cliente já é uma realidade de muitas empresas, que enxergam a importância de tomar decisões e estabelecer estratégias visando o melhorar o relacionamento, satisfação e fidelização do seus clientes.

Isso porque a nova realidade, com a situação da Covid-19, mudou os hábitos de consumo e as preferências desse consumidor. Por isso, a análise de dados tem sido usada para identificar o perfil do público-alvo, com base no seu comportamento. A partir disso, uma empresa é capaz de identificar e gerar oportunidades não só para o presente, mas como também para o futuro.

Conclusão

De fato, o mercado de food service foi fortemente atingido pela crise em 2020, visto que muitos  estabelecimentos tiveram que ser fechados. Porém,  na necessidade de adaptação, surge oportunidades de crescimento para muitos negócios e serviços, através do uso da tecnologia e a adequação às tendências. 

Startups como a Notato Digital – Cardápios Digitais, surgiram para suprir a necessidade dos setores de food service, como bares, restaurantes e praças gastronômicas. Com tecnologia em nuvem, que facilita o acesso a qualquer Cardápio Digital a partir de um Qr-code, ou mesmo adapatado ao seu próprio conjunto de tablets. São soluções que podem ser do mais simples acesso, com uma interface intuitiva e amigável, expondo cada produto que seu estabelecimento oferece, até mesmo da possibilidade de seu cliente fazer um Pedido Online diretamente da mesa para a cozinha e o balcão. 

São soluções que se adaptam não só ao tamanho, mas também à natureza do seu food service. Caso queira conhecer mais sobre os Cardápios da Notato, visita nosso site clicando aqui, é veja todos os benefício e vantagens da tecnologia.

É isso, espero que tenham gostado! 🙂

Até a próxima!

Referências:
https://abrasel.com.br/noticias/noticias/delivery-chega-a-89-dos-restaurantes-brasileiros-com-a-pandemia-da-covid

https://www.youtube.com/watch?v=wHkOy7W-iF8

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